Páginas

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Teatro feito no dia 04/07/2011

COMO PODE UM PALHAÇO IR PRO CÉU?


O vídeo da historinha abaixo foi feito pelos palhaços Pipoca e Amendoim.

Personagens:
 Palhaço 1:  Amendoim (P1)
 Palhaço 2:  Pipoca      (P2)
Materiais: 
-Uma cadeira para subir e tentar voar
-Par de assas de cartão
-Escada
-Caixa grande de geladeira ou fogão pintar e arrumar para simular um foguete.
-Bombinha para explodir no foguete.
-Fazer o livro sem palavras grande do tamanho da folha de cartolina para o evangelista.


P1: (O palhaço entra olhando para cima, como observando um passarinho, imitando-o.Mexendo os braços e pulando como quem quer voar) -Tem que ter um jeito, eu não to conseguindo.
P2: (Entra gesticulando) Onde você estava! Procurei você por todo lugar!
P1: Estava observando os passarinhos. Sabe? To querendo voar como eles fazem. (e mexe os braços imitando um passarinho)
P2: (Enquanto P1 imita passarinhos ele vai por trás seguindo-o, ate que o P1 para e choca com o P2 e os dois caem no chão) Voando como passarinho? Para que você quer voar como passarinho?
P1: É que eu quero chegar ao céu e estar perto de Deus. E para chegar perto eu tenho que voar como os passarinhos voam. Mas, sabe por que não to conseguindo? É porque tenho que subir num lugar alto para ganhar impulso e assim chegar bem alto. (sobe numa cadeira e tenta voar, caindo no chão)
P2: Assim você vai quebrar todos os seus ossinhos! Sabe porque não conseguiu voar ainda? Porque precisa de assas, os passarinhos só podem voar porque tem assas!!
P1: É mesmo, eu não tinha pensado nisso, mas onde eu vou conseguir asas?
P2: Deixa comigo! (Ele sai e volta trazendo assas de cartão e amarra as asas no braço do outro palhaço)
P1: (muito emocionado sobe na cadeira com as suas assas novas e começa a mexer os braços como para voar)
P2: Mais rápido, mais rápido, mais rápido!!! (incentiva P2)
P1 (Mexe os braços cada vez mais rápido e pula tentando voar e cai no chão e estraga as asas, começa a chorar dizendo) Não deu certo !!! Buuuuaaaaa !!! Eu queria voar para chegar pertinho de Deus! (aponta com o dedo para o céu enquanto chora)
P2: (consola ao seu amigo e logo fica de pé com muito animo disse) A gente não pode se render! Temos que pensar!
(Eles ficam de pé e começam o “jogo de pensar” é uma rotina de movimentos na que fazem gestos iguais como se estivessem pensando. Alguns movimentos: Caminhando em círculos com uma mão no queixo e a outra coçando a cabeça, eles se encontram e coçam a cabeça do outro e seguram o queixo do outro. Um fica de quatro no chão e o outro senta encima com pensando. Ficam de pé e um coloca o cotovelo no ombro do outro depois se olham como se tivessem uma grandiosa idéia e depois de um pouquinho dizem: Naaaaaaoooooooo!! Com cara de desânimo. (Caminham mais um pouco em círculos até que p P2 tem uma idéia.)
P2: Eu tive uma grandiosa idéia! Você vai para o céu pertinho de Deus sim! Não é de asas que você precisa! Você precisa comer algum bichinho que voe! Por exemplo, uma mosca!
P1: Uhhhhhhh que nojo! Uma mosca!
P2: Sim porque ela vai voar dentro de você e assim você poderá voar com ela! Você não
viu que o homem aranha foi mordido por uma aranha e começou a agir igualzinho uma aranha?
P1: É mesmo, não tinha pensado nisso! Eu como a mosca e... Vou me transformar no homem mosca!
P2: Olha vou pegar um mosca pra você ( faz gestos como de alguém que caça mosca, até que pega uma na não, mas de conta que ela voa e ele tem dificuldade de segurar,então pega e pede para o P1 abrir a boca e coloca a mosca dentro)
P1 (começa fazer de conta que tem uma mosca dentro fazendo movimentos parecidos ao da mosca e um barulho de mosca com a boca depois de um tempo disse:) Não vai dar certo! A mosca não voa alto!
P2: É mesmo! Deixa eu te ajudar! (Bate nas costas com força e o P1 expele a mosca tossindo) Temos que pensa de novo! (Fazer o “jogo do pensamento”)
P1: Eu tive uma idéia! Vou subir com uma escada, bem alto e chegar ao céu! Aqui tem uma! (ele pega e vira atingindo P2 virá para o outro lado e bate de frente no P2. Vira novamente e P2 se abaixa e fica se gabando o P1 gira rapidamente e bate nele. Depois P1 coloca a escada vertical e tenta subir sem ninguém segurar e desequilibra e cai, pede ajuda pro amigo, o P2 vem segurar a escada, o P1 conta com as crianças 1, 2 e 3 e corre em direção da escada e coloca a perna no buraco da escada batendo no P2 que esta segurando e os dois caem. Pede perdão e se prepara de novo para subir, conta com as crianças até o 3 e vem correndo, P2 solta a escada e sai correndo e P1 passa por cima)
P2: (Volta chorando) Esse negócio de escada não vai dar certo! Você vai terminar é me machucando!
P2: Temos que pensar mais! (Jogo do pensamento) Já sei tive uma idéia!! Um foguete vai te levar pro céu!!
P1: Foguete????
P2: Sim!! (Puxa a caixa do foguete até perto)
P1: Uau! Que foguete mais fantástico! (Entra na caixa)
P2: Sim, e aqui esta o explosivo para você voar!
P1: Explosivo!!??? (Tenta sair da caixa, mas o P2 o empurra pra dentro de novo.)
(Depois que P1 Entra na caixa ele se pinta o rosto de preto e bagunça a roupa e os cabelos simulando uma explosão, sem que as crianças vejam. P2 fala com as crianças para fazer a conta regressiva 10-9-8-7-6-5-4-3-2-1-0 e ascende um fogo de artifício do lado de fora da caixa e se esconde tampando os ouvidos quando acontece a explosão o palhaço dentro da caixa grita por socorro e sai da caixa cambaleando por todo lado e cai no chão simulando que esta morto)
P2: (Chora aos gritos encima do amigo que simula estar morto, Ele diz: Buaaaaaaaa ,meu amigo era feio.... Mas eu gostava dele. P1 levanta a cabeça e olha para as crianças com cara de irritado mas volta a simular estar morto. P2 pode falar varias coisas e tentar reanimá-lo fazendo coisas engraçadas até que diz: -Já sei, tive uma idéia, foi uma bomba
que tirou a vida do meu amigo, tal vez outra bomba a devolva...
P1: Nãaaaaaaaaaaaaaaoooooooooo (Levanta apavorado e chorando)
P1: Eu sei!!! Lembrei!! Na escola me disseram que para estar pertinho de Jesus devemos ser bonzinhos! Que não precisamos de mais nada! Somente ser bonzinhos!
P1 e P2: (emocionados agindo artificialmente começam a fazer boas obras entre o publico, carregam crianças no colo, penteiam as crianças, limpam o nariz, limpam os sapatos,
fazem de conta que barrem, elogiam as pessoas, etc...)
P1: (cansado de fazer o bem busca ao seu amigo puxando da roupa) P2!
P2: Espera ai!
P1: (De novo puxa a roupa)
P2: Espera ai, to ocupado!
P1: (De novo puxa a roupa)
P2: (responde furioso e fora de si e segurando do pescoço do P1) O que é que você quer! Não ta vendo que estou ocupado sendo bonzinho com as pessoas? (logo para e percebe o que estava fazendo e começa a chorar!) Eu não consigo ser bonzinho!!!! Eu quero ir pro céu pertinho de Deus! Mas eu não tenho assas pra voar, nem escada tão alta, nem foguete tão poderoso e meu coração é muito ruim!!!! Buuuuaaaa!!!! (agora os dois palhaços choram desconsoladamente se abraçando)
Evangelista: O que foi que aconteceu com vocês amigos? Porque estão chorando dessa maneira?
P1: Uaaaaaaaa!!! Porque queremos ir pertinho de Deus e não conseguimos, não sabemos voar!!!
P2: É somos um fracasso! Nem conseguimos ser bonzinhos!!!!
Evangelista: Bonzinhos?
P1: Sim é que os bonzinhos somente podem estar perto de Deus.
Evangelista: Vocês estão equivocados!! Não são os bonzinhos, mas aqueles que recebem Jesus no coração!
P1, P2: No coração??? Como assim!???
Evangelista: Vejam eu tenho boas notícias, eu tenho um livro muito especial aqui!
(Evangelismo com o livro sem palavras)
Tenho na minha mão um livro, que não tem palavras, nem figuras. Chama-se o livro sem
palavras. Tem páginas coloridas, como pode ver, e estas páginas contam uma história
maravilhosa. Querem ouvi-la? (Os palhaços sentam junto com as crianças dizendo que sim com alegria)
Começar a contar a história do livro bem resumida.

Muito obrigada ao pessoal do blog!


Nenhum comentário:

Postar um comentário